Artigos

Publicado em 17 de março, 2024 | por Centro Paz e Amor

0

Eu não quero morrer

A. Merci Spada Borges

Aldina inclina-se no beiral da janela. Com um olhar transtornado, mede os dez andares abaixo… Seus olhos passeiam pelas sombras noturnas. Num sobressalto, afasta-se da janela e um relâmpago de lucidez percorre-lhe a alma: Não, eu não quero morrer!

Procura o leito. Cabeça cansada sobre o travesseiro, deixa que lágrimas doridas rolem pela face. Lá fora o burburinho da cidade grande. Cá dentro o silêncio de um ser em conflito. Alma angustiada, seu sono é ameaça ao sossego. O suor insistente baila sobre a fronte exaurida.  O pavor da noite, da vida, do nada multiplica-se em formas adultas e desconexas.

– Tenho que viver!

Embora débil, uma prece se eleva em seus pensamentos. Lentamente nuvens densas, sufocantes, se desfazem:

– Preciso vencer! Esse desânimo me domina, paralisa meu ser; a vida me apavora. Quero dormir, sonhar, mas os pesadelos se avolumam. Por que esse mergulho no nada?

Sublime voz, vinda de algum lugar indefinido, assenhoreia-se de seus pensamentos:

– Engano seu, Aldina, o nada não existe. Não percebe a existência de uma Força Maior que pode ajudá-la? Não está só. Depende de você, do seu esforço, do seu querer.

– Não encontro um caminho. Meus medos se erguem em barreiras colossais.

– Este é o momento de se reerguer, basta querer.

– Eu quero! Não consigo. Não saio do lugar.

– É isso. Não sai do lugar, não se esforça, não se obriga. Não percebe que se compraz nessa entrega? Não pode se reerguer sob essa muralha de fuga que construiu. Esforce-se, ore e confie, assim desatará os grilhões que a aprisionam. Você é importante. Pense nisso. Valorize-se. Você tem condições de modificar sua vida. É hora de ir à luta!

– Como?

Olhe à sua volta. Estenda as mãos aos pequeninos; ouça os angustiados. Exercite o perdão, o amor, o trabalho no bem. Apague a mágoa do coração. Olhe os ofensores como irmãos em desequilíbrio, carentes de ajuda. E assim conseguirá vencer a própria dor e avaliar o sofrimento e a solidão dos semelhantes. Enquanto isso a sua dor ficará pequenina.

– Não percebe o gigante que me sufoca e me ata a meu próprio eu? Ora são grades invisíveis, ora algemas fluídicas ou vendas transparentes que me anulam.

– Estou aqui para ajudá-la, mas…

– Que ajuda? Palavras, palavras vazias.

– As palavras, fundamentadas no Evangelho de Jesus, são impregnadas de energia, de magnetismo; iluminam, abrem caminhos, mostram a Verdade, consolam e fortalecem. É dessa Verdade que você precisa…

– Sim, sim, faça alguma coisa, eu preciso viver.

– Está disposta a se ajudar?

– Sim, mas… tem que ser agora?

– Agora ou será tarde…

– Não aguento mais recriminações!

– Não vou recriminá-la. Não! Essa não é a solução. Apenas ouça. É importante refletir sobre o porquê da vida, e também conhecer-se analisando os próprios atos. Há um motivo muito importante para existir; não fosse assim não haveria vida sobre a Terra.

É necessário entender que não está sozinha. Cada pessoa representa um tijolinho na construção deste mundo. E o trabalho no bem é alicerce para um mundo melhor. Reflita no sacrifício das criaturas que promovem o progresso, o amor. O maior de todos os sacrifícios foi o de Jesus. Ele é tão importante que dividiu a História em dois períodos. Sua vinda dissipou as trevas. Embaixador Divino, revelou as Verdades eternas e sacrificou-se pela Humanidade. Seus exemplos e lições abrem veredas para a conquista evolutiva. Toda conquista é árdua, longa, porém, segura. Jesus está sempre presente, não olvide isso. O sofrimento passa, e tudo se esquece – Ele não. Dores presentes são experiências futuras. Reflita sobre as lutas humanas, as lições deixadas pelos ancestrais que conquistaram a sobrevivência com suor e lágrimas, disputaram espaço e alimentação com as feras. Feras interiores, feras exteriores. Por caminhos árduos, o homem alcançou a civilização, embora não tenha ainda atingido a espiritualização. É preciso avançar. A dor é oferta à criatura inconsequente que deixa as ilusões prevalecerem sobre os tesouros do Espírito. A alma é imortal. Lute pelos tesouros que podem enriquecê-la e vencerá. Sem evolução moral o Espírito se arruína. É preciso crescer. Não fuja da vida, dádiva bendita ofertada por Deus. Fortaleça os nobres ideais, proponha-se à aquisição de novos hábitos e experiências. É um processo contínuo de aprendizado e recuperação. Liberte-se desse anseio de fuga, olhe à sua volta com os olhos da alma; esqueça as desilusões e estenda as mãos para aliviar as chagas alheias. Elas também doem. Enquanto cultiva as próprias dores esquece-se das dores alheias e o sofrimento é maior. Colabore para a felicidade do próximo. Cada indivíduo tem um papel significativo no grupo familiar e social. Quando a criatura desiste desse papel, desarmoniza o núcleo em que vive e contrai dores profundas, sem contar os débitos que adquire com as leis divinas. É preciso colaborar com a harmonia. Ela antecede o Amor! O Amor é conquista. E essa conquista é deessência divina. Só é capaz de provar dessa essência quem muito faz para merecê-la. Cada criatura pode gerar progresso ou destruição, auxílio ou tragédia. Depende do direcionamento proposto. Pense nisso.

– Eu entendi. Preciso vencer!

– Vence-se com esforço e boa vontade, fé em Deus e confiança em si mesma. Seja no campo de atuação individual ou coletiva, o auxílio espiritual virá. Doe-se ao Bem e conseguirá romper os grilhões inferiores que a dominam. É o momento de sua libertação, depende de você. Não se esqueça, valorize a vida, olhe-a com os olhos do Amor e tudo seguirá o seu curso.

Aldina acordou revigorada. Recordou-se apenas de ter visto duas mãos luminosas a clarearem seu coração. E num estado de serena lucidez elevou o pensamento a Deus numa prece de gratidão:

– Senhor, dá-me forças, eu quero viver!


Fonte: Reformador, novembro de 2008. FEB Editora

Compartilhar:



Comentários desativados.

Voltar ao topo ↑
  • Aniversário Paz e Amor

  • Doe sua nota fiscal para o SEARA

    Atenção! Doe sua nota fiscal paulista para o SEARA.
    * * * * SANATÓRIO ESPÍRITA DE AMERICANA * * * *

    Informações: Manuel…
    Clique no link abaixo para ler o manual:

    Manual Nota Fiscal Paulista – SEARA

  • Frase do Mês

  • Reuniões & Atendimentos

    Confira os horários das reuniões e atendimentos no Centro Espírita Paz e Amor: Clique aqui.

  • Últimas Atualizações

  • Acompanhe no Facebook

  • Arquivos por mês