Artigos

Publicado em 15 de maio, 2018 | por Centro Paz e Amor

0

Texto para leitura

A escala espírita é, de certo modo, a chave da ciência espírita
1. Há diferentes ordens de Espíritos, de conformidade com o grau de perfeição que hajam alcançado. Como não existem linhas de demarcação definidas entre essas ordens, seu número é ilimitado. Considerando, no entanto, as características gerais dos Espíritos, podemos classificá-los em três ordens principais:

1a Ordem – Espíritos Puros: os que já chegaram à perfeição.

2a Ordem – Bons Espíritos: os seres em que o desejo do bem é predominante.

3a Ordem – Espíritos Imperfeitos: aqueles em que predominam a ignorância, o desejo do mal e todas as paixões más, que lhes retardam o progresso.

2. Esta classificação pode desdobrar-se em nuanças que variam ao infinito. Mas existem caracteres bem definidos que permitem agrupar os Espíritos de acordo com suas tendências e aptidões, constituindo-se numa escala ou num quadro que, no dizer de Kardec, “é, de certo modo, a chave da ciência espírita, porquanto só ele pode explicar as anomalias que as comunicações apresentam”.

3. Com base nessas considerações, o Codificador do Espiritismo subdividiu as ordens acima mencionadas em dez classes, como adiante veremos.

Os Espíritos Imperfeitos não compreendem a Deus
4. A 3a Ordem (Espíritos Imperfeitos) apresenta como caracteres gerais o predomínio da matéria sobre o Espírito, a propensão para o mal, a intuição mas não compreensão de Deus. Subdivide-se a 3a Ordem em cinco classes principais:

10a Classe – Espíritos Impuros: em que o mal é o objeto de suas preocupações, a linguagem é grosseira e muito baixas as suas inclinações.

9a Classe – Espíritos Levianos: seres ignorantes e inconsequentes, mais maliciosos que maus, cuja linguagem é alegre, irônica e superficial.

8a Classe – Espíritos Pseudo-sábios: que possuem algum conhecimento, mas que julgam saber mais do que sabem, com linguagem de caráter sério e que, todavia, mistura verdades com suas próprias paixões e preconceitos.

7a Classe – Espíritos Neutros: seres apegados às coisas do mundo que não são suficientemente bons para praticarem o bem, nem maus o bastante para fazerem o mal.

6a Classe – Espíritos Batedores ou Perturbadores: seres cuja presença se manifesta por efeitos sensíveis e físicos, como pancadas e deslocamento de corpos sólidos; são agentes dos elementos do globo e deles se servem os Espíritos Superiores para produzirem fenômenos dessa natureza.

Os Bons Espíritos têm como característica o desejo do bem
5. A 2a Ordem (Bons Espíritos) tem como característica o predomínio do Espírito sobre a matéria, o desejo do bem e a compreensão de Deus. Contudo, os Espíritos que a formam têm ainda de passar por provas. Uns possuem a ciência, outros a bondade e a sabedoria; os mais adiantados juntam ao seu saber as qualidades morais. A 2a Ordem subdivide-se em quatro classes principais:

5a Classe – Espíritos Benévolos: em que a bondade é a qualidade dominante.

4a Classe – Espíritos Sábios: que têm mais aptidão para as questões científicas do que para as morais.

3a Classe – Espíritos Prudentes ou de Sabedoria: que apresentam elevadas qualidades morais e capacidade intelectual que lhes permite analisar com precisão os homens e as coisas.

2a Classe – Espíritos Superiores: que reúnem a ciência, a sabedoria e a bondade, e buscam comunicar-se com os que aspiram à verdade. Os Espíritos Superiores encarnam-se na Terra apenas em missão de progresso e caracterizam o tipo de perfeição a que podemos aspirar neste mundo.

6. A 1a Ordem (Espíritos Puros) apresenta como caracteres gerais não estar sujeita a nenhuma influência da matéria e revelar superioridade intelectual e moral absoluta com relação aos Espíritos das outras ordens. Uma única classe a compõe:

1a Classe ou classe única – Espíritos Puros: seres que já percorreram todos os graus da escala e, desse modo, se despojaram de todas as impurezas da matéria. Tendo alcançado a soma de perfeição de que é suscetível a criatura humana, não têm mais que sofrer provas ou expiações.

7. Não estando mais sujeitos à reencarnação em corpos perecíveis, os Espíritos Puros gozam de inalterável felicidade porque não se acham submetidos às necessidades e às vicissitudes da vida material.

Respostas às questões propostas

1. Em quantas ordens se classificam os Espíritos?

R.: Eles classificam-se em três ordens principais: 1a Ordem – Espíritos Puros: os que já chegaram à perfeição. 2a Ordem – Bons Espíritos: os seres em que o desejo do bem é predominante. 3a Ordem – Espíritos Imperfeitos: aqueles em que predominam a ignorância, o desejo do mal e todas as paixões más, que lhes retardam o progresso.

2. Qual é a característica principal dos Bons Espíritos?

R.: A 2a Ordem (Bons Espíritos) tem como característica o predomínio do Espírito sobre a matéria, o desejo do bem e a compreensão de Deus. Uns possuem a ciência, outros a bondade e a sabedoria; os mais adiantados juntam ao seu saber as qualidades morais.

3. Quais as características principais dos Espíritos Imperfeitos?

R.: A 3a Ordem (Espíritos Imperfeitos) apresenta como caracteres gerais o predomínio da matéria sobre o Espírito, a propensão para o mal, a intuição mas não a compreensão de Deus.

4. Quantas e quais são as classes principais que compõem a escala espírita?

R.: São 10 as principais classes que compõem a escala espírita: 10a Classe – Espíritos Impuros; 9a Classe – Espíritos Levianos; 8a Classe – Espíritos Pseudo-sábios; 7a Classe – Espíritos Neutros; 6a Classe – Espíritos Batedores ou Perturbadores; 5a Classe – Espíritos Benévolos; 4a Classe – Espíritos Sábios; 3a Classe – Espíritos Prudentes ou de Sabedoria; 2a Classe – Espíritos Superiores; 1a Classe ou classe única – Espíritos Puros.

5. Que são Espíritos Puros?

R.: Os Espíritos Puros são os seres que já percorreram todos os graus da escala e, desse modo, se despojaram de todas as impurezas da matéria. Tendo alcançado a soma de perfeição de que é suscetível a criatura humana, não têm mais que sofrer provas ou expiações. Não estando mais sujeitos à reencarnação em corpos perecíveis, gozam de inalterável felicidade porque não se acham submetidos às necessidades e às vicissitudes da vida material.

Bibliografia:

O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, itens 100 a 113.

Compartilhar:



Comentários desativados.

Voltar ao topo ↑
  • Doe sua nota fiscal para o SEARA

    Atenção! Doe sua nota fiscal paulista para o SEARA.
    * * * * SANATÓRIO ESPÍRITA DE AMERICANA * * * *

    Informações: Manuel…
    Clique no link abaixo para ler o manual:

    Manual Nota Fiscal Paulista – SEARA

  • Frase do Mês

    A calma é o abençoado antídoto, que advém quando desejas esforçar-te para viver em paz.


    Joanna de Ângelis

  • Reuniões & Atendimentos

    Confira os horários das reuniões e atendimentos no Centro Espírita Paz e Amor: Clique aqui.

  • Ampliação do Centro Paz e Amor

    Conheça a ampliação das instalações do Centro Paz e Amor:
    Projeto de Ampliação

    Clique e saiba mais

  • Últimas Atualizações

  • Acompanhe no Facebook

  • Arquivos por mês