Artigos

Publicado em 25 de janeiro, 2018 | por Centro Paz e Amor

0

A doutrinação

II — Psicologia da doutrinação

O doutrinador deve ler e reler, com atenção e persistência a ESCALA ESPÍRITA (Livro dos Espíritos) para bem informar-se dos tipos deespíritos com que vai defrontar-se nas sessões. A escala nos oferece umquadro psicológico da evolução espiritual, que podemos também aplicaraos encarnados. No trato com os espíritos o conhecimento desse quadrofacilita grandemente e doutrinação. Os espíritos inferiores usamgeralmente de artimanhas para nos iludirem e se divertem quandoconseguem, prejudicando-se a si mesmos e fazendo-nos perdertempo.Temos de encará-los sempre como necessitados e tratá-los com o desejoreal de socorrê-los. Mas precisamos de psicologia para conseguirmosajudá-los. A tipologia que a Escala nos oferece é de grande valia nessesentido. Por outro lado, a leitura dos casos de doutrinação relatadospor Kardec na REVISTA ESPÍRITA nos oferece exemplos valiosos de comopodemos nos conduzir, auxiliados pelos espíritos protetores da sessão,para atingir bons resultados.

Aprática da doutrinação é uma arte em, que o bom doutrinador vai seaprimorando na medida em que se esforça para domina-la. Enganam-se osque pensam que basta dizer aos espíritos que eles já morreram para ossensibilizar. Não basta, também, citar-lhes trechos evangélicos oufazê-los orar repetindo a nossa prece. É importante tambémexplicar-lhes que se encontram em situação perigosa, ameaçados porespíritos malfeitores que podem dominá-lo e submetê-los aos seuscaprichos. A ameaça de perda da liberdade os amedronta e os levageralmente a buscar melhor compreensão da situação em que se encontram.Mas não se deve falar disso em tom de ameaça e sim de explicação pura esimples. Muitos deles já estão dominados por espíritos maldosos,servindo-lhes de instrumentos mais ou menos inconscientes. O médium querecebe a entidade sente as suas vibrações, percebe o seu estado e podeajudar o doutrinador, procurando absorver os seus ensinos. Através dacompreensão do médium o espírito sofredor ou obsessor é mais facilmentetocado em seu íntimo e desperta para uma visão mais real da sua própriasituação. Doutrinador e médium formam um conjunto que, quando bemarticulado, age de maneira eficiente para a entidade.

Odoutrinador deve ter sempre em mente todo esse quadro, para agir deacordo com as possibilidades oferecidas pela comunicação do espírito.Com os espíritos rebeldes, viciados na prática do mal, só a trípliceconjugação da autoridade moral do doutrinador, do médium e do espíritoprotetor poderá dar resultados positivos e quase sempre imediatos. Se omédium ou o doutrinador não dispuser dessa autoridade, o espírito seapegará a fraqueza de um deles ou de ambos para insistir nas suasintenções inferiores. Por isso Kardec acentua a importância damoralidade na relação com os espíritos. Essa moralidade , como jádissemos, não é formal, mas substancial, decorre das intenções e dosatos morais dos praticantes de sessões, não apenas nas sessões, mas emtodos os aspectos de suas vidas.

Osespíritos sofredores são mais facilmente doutrinados, pois a própriasituação em que se encontram favorece a doutrinação. Se muito erraramna vida terrena, permanecendo por isso em situação inferior, o fato denão se entregarem à obsessão depois da morte já mostra que estãodispostos a regenerar-se. Só a prática abnegada da doutrinação, com odesejo profundo de servir aos que necessitam, dará ao médium e aodoutrinador a sensibilidade necessária para distinguir rapidamente otipo de espírito com que se defrontam. O doutrinador intuitivo aprimorarapidamente a sua intuição, podendo perceber, logo no primeiro contato,a condição do espírito comunicante. A psicologia da doutrinação não temregras específicas, dependendo mais da sensibilidade do doutrinador,que deverá desenvolvê-la na prática constante e regular. Mesmo que odoutrinador seja vidente, não deve confiar apenas no que vê, pois háespíritos maus e inteligentes que podem simular aparências enganadoras,que a percepção psicológica apurada na prática facilmente desfará. Não é preciso ser psicólogo para doutrinar com eficiência, mas é indispensável conhecer a ESCALA ESPÍRITA, que nos dá o conhecimento básico indispensável.

Autor: José Herculano Pires

Compartilhar:



Comentários desativados.

Voltar ao topo ↑
  • Aniversário Paz e Amor

  • Doe sua nota fiscal para o SEARA

    Atenção! Doe sua nota fiscal paulista para o SEARA.
    * * * * SANATÓRIO ESPÍRITA DE AMERICANA * * * *

    Informações: Manuel…
    Clique no link abaixo para ler o manual:

    Manual Nota Fiscal Paulista – SEARA

  • Frase do Mês

  • Reuniões & Atendimentos

    Confira os horários das reuniões e atendimentos no Centro Espírita Paz e Amor: Clique aqui.

  • Últimas Atualizações

  • Acompanhe no Facebook

  • Arquivos por mês