Artigos

Publicado em 7 de maio, 2021 | por Centro Paz e Amor

0

A importância do estudo

Elaborado pela Mocidade Espírita Paz e Amor

Quais as primeiras lembranças que temos da nossa infância?

Frequentemente, algumas recordações, imagens ou situações isoladas, anteriores até mesmo ao momento em que “passamos a ser gente”, como se diz, organizando as memórias de forma contínua e consciente, exercitando a nossa expressão no mundo, nossos desejos e características.

De modo geral, toda criança recebe ao nascer cuidados como limpeza, alimento, calor, proteção, amor, entre outros, mesmo que não perceba esses cuidados. Pouco a pouco, através de experiências, ora boas, ora desagradáveis, alegres ou dolorosas, vai construindo um registro das muitas novidades que a cercam: descobre que faz parte de um grupo, as características das pessoas que também compõem o grupo, o resultado de suas ações (elogio/ crítica, direitos/ deveres, disciplina…) até perceber-se existente, sentir sua individualidade e personalidade, aprendendo a relacionar-se com o outro.

Também o Espírito, na história de múltiplas existências, passa por vivências em estágios preparatórios até desenvolver: pensamento contínuo, consciência de sua existência, condições de influenciar e ser influenciado, no mecanismo de ação e reação, assumindo o resultado de suas atitudes. Passa a contar com livre-arbítrio, a responsabilizar-se pelas suas escolhas, aprendendo com elas. Do espanto de existir passa à necessidade de interagir com os outros existentes. Um universo infinito se abre, então, para esse espírito e uma força  invencível se  revela para ele: a Lei de evolução e de progresso. De observador e paciente é gradativamente chamado a transformar-se em co-criador e agente. E para agir com mais segurança e acerto, contamos com a possibilidade de estudar, trocando informações com que está mais a frente e ajudando quem está mais atrás, aprendemos!

Kardec pergunta aos Espíritos na questão 459: ”Influem os espíritos em nossos pensamentos e em nossos atos?

Reposta: Muito mais do que imaginais.Influem a tal ponto que, frequentemente, são eles que vos dirigem”.

As modas e o senso comum de um grupo são exemplos disso… Como fazer para que essa interação social seja positiva? Estudando. Ao estudar atrairemos aqueles que se esforçam pelo melhor caminho que conduz à felicidade real, além de praticar e fortalecer nossa vontade nas boas decisões, sem sermos conduzidos por dominadores que tentam nos arrastar para o mal da ignorância.

O estudo promove autonomia e segurança, liberdade e realização!

Também em O Livro dos Espíritos, questão 919: “Qual o meio prático e mais eficaz para se melhorar nessa vida e resistir aos arrastamentos do mal?

Um sábio da antiguidade vos disse: Conhece-te a ti mesmo”.

Como fazer? Estudando. Analisando as informações que possuímos e buscando outras. Como perceber a influência que outros, encarnados ou desencarnados, podem ter sobre nós? Estudando nossas próprias características e os mecanismos de superação de dificuldades, com o trabalho sincero no bem para a Humanidade. A mediunidade é poderosa ferramenta de ação para o progresso: Como garantir segurança e bom uso? Estudo contínuo e responsável. Como vencer o medo do desconhecido? Com o conhecimento proporcionado pelo estudo metódico e a confiança em Deus.

Compartilhar:

Tags: , ,



Comentários desativados.

Voltar ao topo ↑
  • Aniversário Paz e Amor

  • Doe sua nota fiscal para o SEARA

    Atenção! Doe sua nota fiscal paulista para o SEARA.
    * * * * SANATÓRIO ESPÍRITA DE AMERICANA * * * *

    Informações: Manuel…
    Clique no link abaixo para ler o manual:

    Manual Nota Fiscal Paulista – SEARA

  • Frase do Mês

  • Reuniões & Atendimentos

    Confira os horários das reuniões e atendimentos no Centro Espírita Paz e Amor: Clique aqui.

  • Últimas Atualizações

  • Acompanhe no Facebook

  • Arquivos por mês