Artigos

Publicado em 23 de janeiro, 2018 | por Centro Paz e Amor

0

Amar os inimigos

Jesus foi a alma mais sublime que desceu ao orbe terreno, para nos apresentar a mensagem libertadora do Evangelho. Foi com dificuldades e sofrimentos que viveu num tempo de perseguição e profunda ignorância, tentando abrir os olhos humanos para a verdade imorredoura do Espírito. Cada momento de sua vida pública é recheado de ensinamentos que apontam caminhos para a verdadeira felicidade. Mas de que felicidade dizia Ele?

O homem, sem compreender o real sentido de todas as suas lições, procurou adaptá-las à sua maneira de ver e entender as coisas, ou seja, a uma visão niilista da vida onde todas as coisas se limitam a uma única existência, diminuindo a extensão e empobrecendo os seus ensinamentos, dando aos ensinamentos de Jesus um caráter mais de sofrimento do que de felicidade. Qualquer pessoa que compreenda a vida como o curto período existente entre o nascer e o morrer, terá grandes dificuldades em compreender e aceitar o Evangelho, pois ele trata principalmente das coisas que vão além da existência corpórea, reservando a ela a felicidade verdadeira e eterna.

Sua missão na Terra foi a de convocar as almas que aqui padecem a uma conduta redentora, através da correção de suas imperfeições e da melhoria de sua condição espiritual, que já não se processaria conforme os costumes antigos ou segundo ritos pagãos, mas pela transformação moral das criaturas, direcionando-as à perfeição. Neste sentido Jesus foi magnânimo, pois além do discurso ele ofereceu o exemplo, vivendo aquilo que pregava plenamente, demonstrando ser possível viver esta nova experiência.

A perfeição é um atributo de Deus, portanto crer que nós possamos ser perfeitos no sentido literal do termo, seria admitir que poderíamos atingir a igualdade com Deus, o que não é possível. Mas a nós, criaturas, é facultado a proximidade com a Divindade, conforme observamos em Jesus, e é a esta perfeição que ele nos convida, sendo a meta para a nossa felicidade.

Frequentemente os ensinamentos de Jesus conduzem-nos ao amor, em especial ao amor pelo próximo, colocando-o como a condição básica para atingirmos a perfeição. Isto porque em princípio o amor é o resultado de todas as virtudes, dando a quem o possua os elementos primários que caracterizam a perfeição. Mas diferente de tudo o que já se havia dito, Jesus ensina-nos a amar o nosso inimigo, o que para a idéia niilista é um absurdo, pois como se pode amar quem nos odeia, quem nos deseja mal? É justamente nisto que podemos observar a grandiosidade do Evangelho, pois esta é a expressão máxima do amor traspassando os limites familiares, de amizade ou de convivência, derrubando o preconceito, a ignorância e principalmente o orgulho e o egoísmo que são a expressão maior das imperfeições que possuímos.

Estes ensinos que são direcionados a alma, conseguiram com o pouco uso que a humanidade faz dele, revolucionar o cenário humano, pois basta comparar a situação dos países onde predomina a sua idéia com os que adotam outro líderes que veremos, a discrepância existente entre uns e outros. Sem que se tenha atingido a plenitude dos ensinos de Jesus os países cristãos conseguem ser mais justos, desenvolvidos e humanos que os outros em geral. Mas isto é uma expressão material indigna da verdade cristã, pois a vivência plena do Evangelho fará do nosso mundo um ambiente pacífico e desenvolvido e no plano espiritual nos concederá o equilíbrio e a felicidade verdadeira.

Aquele que conseguir amar ao seu inimigo, fazer bem ao que lhe tem ódio e orar pelo que lhe calunia, certamente terá atingido o amor e estará dando um grande passo para a felicidade, superando a sua imperfeição.

ESE – Capítulo XII, item 1, 2 e 3

Compartilhar:



Comentários desativados.

Voltar ao topo ↑
  • Aniversário Paz e Amor

  • Doe sua nota fiscal para o SEARA

    Atenção! Doe sua nota fiscal paulista para o SEARA.
    * * * * SANATÓRIO ESPÍRITA DE AMERICANA * * * *

    Informações: Manuel…
    Clique no link abaixo para ler o manual:

    Manual Nota Fiscal Paulista – SEARA

  • Frase do Mês

  • Reuniões & Atendimentos

    Confira os horários das reuniões e atendimentos no Centro Espírita Paz e Amor: Clique aqui.

  • Últimas Atualizações

  • Acompanhe no Facebook

  • Arquivos por mês