Publicado em 19 de maio, 2019 | por Centro Paz e Amor
0E o que é esperança?
É um sentimento que faz com que olhemos para o futuro considerando-o portador de condições melhores que as oferecidas pelo presente fazendo com que a luta e os sofrimentos pelos quais passamos devam ser enfrentados como situações passageiras, na marcha para uma finalidade maior, nosso aprimoramento.
O Evangelho, a Boa Nova, que significa boa notícia vem nos alegrar, ensinar, consolar e trazer esperanças.
Esperança vem do latim sperare, e esperar não é aguardar sem fazer nada, significa persistir sem cansaço. A paciência alimenta a esperança, que faz luz na vida interior, que nos fortalece e nos guia. A natureza em sua sabedoria nos traz vários exemplos de paciência: as estações, as plantas… O êxito seguro é daquele que sabe agir, perseverar e esperar!
No livro o Consolador encontramos a seguinte pergunta (257): “a fé e a esperança devem ser interpretadas como uma só virtude? E a resposta: a esperança é filha dileta da fé. Ambas estão uma para a outra, como a luz reflexa dos planetas está para a luz central e positiva do sol. A esperança é como o luar que se constitui dos bálsamos da crença.
A fé é divina claridade da certeza”. E se nem todos conseguimos ainda a fé inabalável, nós podemos espalhar os benefícios da esperança que vibra em todos nós.
Paulo em sua primeira carta aos Tessalonicenses 5:8 coloca a esperança como defesa dos pensamentos pessimistas, do desanimo que se instala em nós: “Tendo por capacete a esperança…”
No livro Vinha de Luz na lição 75 o espírito Emmanuel nos fala sobre a Esperança:
” A negacão humana declara falencias, traça atestados de impossibilidade… no intanto a esperança vem de cima, à maneira do sol que ilumina do alto e alimenta as sementeiras novas, desperta propósitos diferentes, cria modificações redentoras e descerra visões mais altas.”
A esperança é luz diante das trevas das dificuldades, dos problemas, das dores… “e toda crise é fonte sublime de espírito renovador para os que sabem ter esperanças”.
(lição 58 – Vinha de Luz).