Artigos

Publicado em 22 de novembro, 2019 | por Infinito AG

0

Funções do Perispírito

Autor: Jeferson Souza      Publicação: 09/06/2019 21:48      Views: 1879      Comentários: 0 

Que tipo de função exerce o perispírito em nossa vida e na interação com o mundo espiritual?

O Perispírito possui pelo menos quatro funções básicas que são classificadas de acordo com suas características principais e que nós iremos comentar nos próximos parágrafos.

Função Instrumental

O Perispírito é um instrumento apropriado para o intercâmbio do Ser físico com o Ser espiritual, pois é através dele que há uma comunicação mediúnica ou uma interação com os Espíritos do outro lado da vida, dessa forma, ele serve como instrumento dos dois planos da vida.

Este veículo de manifestação sutil também proporciona ao homem a influenciação de energias ou fluidos universais emanados por Espíritos através de doação fluídica, mas também pode interferir e influenciar como regime de trocas energéticas entre os comunicantes.

Função Individualizadora

O Perispírito de um encarnado ou mesmo de um desencarnado é veículo de manifestação particular e exclusiva, não há como outro Ser dele se apropriar, senão de uma aproximação ou ligação temporária no exercício de uma comunicação mediúnica ou inspiradora.

Compreendemos, portanto, que  função individualizadora do perispírito carrega em si as características evolutivas do Espírito em sua jornada evolutiva, no qual a mente do Espírito se expressa quando encarnado de forma, muitas vezes, imperfeita, dependendo do seu grau de desprendimento da matéria e sua elevação como Espírito, mas sem deixar de exprimir a sua individualidade e a sua identidade.

O Perispírito pode, em situações cármicas, impor condicionamentos morfológicos as estruturas perispirituais que transporta ao corpo físico estas situações, trazendo um limite fisiológico de atuação e influência do Espírito sobre o corpo físico.

Função Organizadora

A função organizadora do Perispírito é percebida durante o processo de reencarnação, pois cumpre a sua função de modelar-se e transportar as características para as células do corpo físico em formação.

Essa função tem o princípio diretor que é imaterial a fim de comandar o desenvolvimento da vida naquela presente encarnação, conduzindo morfologicamente os planos de reencarnação estipulados anteriormente, no mundo espiritual e que podem ser modificados através da renovação ou dos desajustes do Espírito encarnado durante a sua existência na matéria.

Dessa forma, podemos compreender que todas as organizações orgânicas do corpo humano, são constituídos por comandos direcionados pelo Espírito através do modelo perispiritual.

Uma vez, não existindo o Perispírito como força modeladora em um feto, o corpo fetal é expelido através do aborto espontâneo, sem consentimento ou voluntariedade da mãe, ou também através do parto de natimortos. Assim sendo, é necessário para a reencarnação e da formação do feto a presença contínua do Perispírito no processo de modelagem da vida fetal.

Cabe ao Perispíritotambém a função de transmitir para o seu futuro corpo as suas impressões características psicofisiológicas e suas potencialidades já adquiridas em outras encarnações.

Função Sustentadora

Cabe também ao Perispírito a função de sustentar a vida, e todos sabemos que uma das forças que nos possibilita a condição de existirmos é o fluido vital, também chamada de energia vital.

Fluido este, que é destinado para o uso do reencarnante desde os processos pré-reencarnatórios até o seu desencarne completo.

A energia vital de que se serve o corpo físico tem, entre outras funções, a de alimentar e nutrir todo o organismo do encarnado, desde as estruturas mais simples do nosso corpo até os órgãos mais complexos.

Desta maneira, as trocas celulares que decorrem em períodos específicos da natureza humana, que normalmente ocorrem a cada 7 anos para o processo completo de troca celular, o Perispírito é quem sustenta todo este processo, irrigando e estimulando regiões específicas de células geradoras.

Por fim, o Perispírito é também responsável por conservar a imunidade do corpo, quando o corpo perispiritual entra em desequilíbrio decocorrido por processos obsessivos, de transtornos psícologicos ou de má conduta do Espírito encarnado, a irrigação da energia vital que advém do Perispírito fica comprometida, e assim patologias ocorrem por deficiência imunológicas, pois o nosso sistema imunológico é nutrido pelo fluido vital.

Compreendemos neste artigo as funções essenciais que norteiam a existência física e apresenta para nós a importância do Perispírito em nossas vidas. Assim sendo, o corpo físico é o espelho do nosso corpo perispiritual.

Recomendamos, e inclusive este artigo se baseia, na obra do professor Zalmino Zimmermann intitulada de “PERISPÍRITO”. Esta obra é mais do que recomendada para quem deseja conhecer e esclarecer-se mais sobre a doutrina espírita e o estudo do perispírito.

Compartilhar:



Comentários desativados.

Voltar ao topo ↑
  • Doe sua nota fiscal para o SEARA

    Atenção! Doe sua nota fiscal paulista para o SEARA.
    * * * * SANATÓRIO ESPÍRITA DE AMERICANA * * * *

    Informações: Manuel…
    Clique no link abaixo para ler o manual:

    Manual Nota Fiscal Paulista – SEARA

  • Frase do Mês

    Que todos os bons sentimentos que o Natal traz preencham seu coração, trazendo mais alegria para cada dia do Ano Novo e que você possa dividir tudo isso com pessoas especiais que fazem parte da sua vida.
    Feliz Natal!

  • Reuniões & Atendimentos

    Confira os horários das reuniões e atendimentos no Centro Espírita Paz e Amor: Clique aqui.

  • Últimas Atualizações

  • Acompanhe no Facebook

  • Arquivos por mês