Artigos

Publicado em 25 de setembro, 2023 | por Centro Paz e Amor

0

Janeiro após Janeiro…

Antonio Cesar Perri de Carvalho

Na passagem do ano anterior, eram outras as perspectivas. Havia ambiente de reconciliação nos cenários internacionais e até nacional. Nos primeiros dias de janeiro o mundo foi sacudido pelos atentados de Paris e, na sequência, veio uma avalanche de episódios chocantes e tristes nas várias esferas, que os noticiários não param de focalizar até nossos dias. No seio do movimento espírita sente-se também focos de arrefecimento, embora o trabalho prossiga firme dentro das casas espíritas.

Como se repete sempre no movimento espírita: ” É a transição…”

Num quadro complexo como se vive atualmente e na passagem para um novo ano, além dos compromissos cívicos e espíritas que devem ser mantidos, há necessidade de muita sintonia e confiança no Mundo Espiritual afinizado com os Espíritos Superiores vinculados ao Cristo.

Emmanuel, em algumas mensagens ligadas ao tema – passagem do ano – faz colocações que devem merecer nossa atenção e reflexão:

Ano Novo é também oportunidade de aprender, trabalhar e servir. O tempo, como paternal amigo, como que se reencarna no corpo do calendário, descerrando-nos horizontes mais claros para necessária ascensão. Lembra-te de que o ano em retorno é novo dia a convocar-te para a execução de velhas promessas que ainda não tivestes a coragem de cumprir.”(1)

“Janeiro a Janeiro, renova-se o ano, oferecendo novo ciclo ao trabalho. É como se tudo estivesse a dizer: “Se quiseres, podes recomeçar”. Disse, porém, o Divino Amigo que ninguém aproveita remendo novo em pano velho. […] Recomecemos, pois, qualquer esforço com firmeza, lembrando-nos, todavia, de que tudo volta, menos a oportunidade esquecida, que será sempre uma perda real.”(2)

Mas, na mensagem “Sede Firmes”, Emmanuel faz recomendações para nossos dias, começando por citar Jesus: “E quando ouvirdes de guerras e sedições, não vos assustais” ( Lucas: 21 – 9 ), e prossegue:

“O aprendiz sincero de Cristo para merecer-lhe a assistência generosa precisa conservar intangível o caráter resoluto. É indispensável que o coração do discípulo se entregue às mãos do Mestre com a firmeza necessária. […]  A vitória do Bem reclama espíritos fortalecidos de coragem e fé, acima de tudo. […] O mundo cheio de sombras do mal não oferece lugar a espectadores. Cada homem deve escarregar-se do trabalho que lhe compete. A guerra de nervos traz ameaças, gritos, terrores, bombas, incêndios, metralhadoras, mas o defensor do Bem traz o caráter firme, solidificada na confiança em Deus e em si mesmo. O discípulo do Senhor não ignora que os cristãos morreram nos circos, de mãos vazias, mas na qualidade de combatentes pelo Bem e pela Verdade. Nestas horas de apreensões justas, recordai as palavras serenas do Mestre: “E quando ouvirdes de guerras e sedições, não vos assustei’.”(3)

Cabe-nos o esforço para que efetivamente aconteça novo ano!

Referências:

(1) Xavier, Francisco Cândido. Pelo Espírito Emmanuel. Vida e Caminho. Ed.GEEM.

(2) Xavier, Francisco Cândido. Pelo Espírito Emmanuel. Palavras de Vida Eterna. Lição nº 01. Ed. CEC.

(3) Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Harmonização. Ed. GEEM.

Compartilhar:

Tags: , , , , , , , , , , , , ,



Comentários desativados.

Voltar ao topo ↑
  • Aniversário Paz e Amor

  • Doe sua nota fiscal para o SEARA

    Atenção! Doe sua nota fiscal paulista para o SEARA.
    * * * * SANATÓRIO ESPÍRITA DE AMERICANA * * * *

    Informações: Manuel…
    Clique no link abaixo para ler o manual:

    Manual Nota Fiscal Paulista – SEARA

  • Frase do Mês

  • Reuniões & Atendimentos

    Confira os horários das reuniões e atendimentos no Centro Espírita Paz e Amor: Clique aqui.

  • Últimas Atualizações

  • Acompanhe no Facebook

  • Arquivos por mês