Evangelização Infantil

Publicado em 16 de setembro, 2013 | por Centro Paz e Amor

0

Ministério das Crianças do Paz e Amor

1. Ministério do Auxílio:

É para este Ministério que são encaminhados, em Nosso Lar, os recém chegados do Umbral que estão aptos a receber cooperação fraterna. Também é neste Ministério onde se estudam soluções para todos os processos que se prendem ao sofrimento – atender doentes, ouvir rogativas, selecionar preces, organizar equipes de socorro aos habitantes do Umbral ou da Terra. Além de poderem auxíliar também a outras colônias se assim forem escalados.

Campo de atuação:

a. CAMPANHAS SOLIDÁRIAS E CARITATIVAS: As crianças participarão ativamente nas campanhas, como por exemplo: Campanha da Latinha, Alimentos para Seara, Docidade da Mocidade, Um Inverno Quentinho, Um Brinquedo de Natal, Dia da Pizza, Fefram, etc. Atuar ativamente em outras Campanhas fora do Centro, colaborando com Campanhas da Cidade de Americana ou em Campanhas das Escolas das crianças. Ou ainda, em conhecimento de alguma situação que há a necessidade de levantamento de auxílio, por exemplo: uma família conhecida de uma criança que passe por algum problema seja material ou espiritual. Despertar os olhos das crianças para a Caridade!

b. VISITAS A OUTROS CENTROS ESPÍRITAS: As crianças visitarão outros Centros Espíritas, programarão e receberão visitantes de outros Centros.

c. VISITAS EDUCATIVAS E ASSISTENCIAIS À OUTRAS INSTITUIÇÕES: Em forma de estudo orientada, em forma assistencial, de vivência e experiência fazer visitas a outras instituições, parques, museus, escolas, creches, asilos, etc. Salientando sempre a permissão por escrita dos pais/responsáveis e logicamente da própria instituição, contando com a presença de alguns pais voluntários para segurança e organização e voluntários na locomoção na excursão. Podendo também, ser visitas/excursões como forma de entrega de Campanhas Caritativas do Centro Paz e Amor ou em conjunto com outro Centro Espírita.

d. CONVITES E MOTIVAÇÕES PARA QUE OUTRAS CRIANÇAS PARTICIPEM DA EVANGELIZAÇÃO: As crianças ficarão responsáveis por convidar novas crianças e de motivarem seus amigos a continuarem na Evangelização. Exemplo: Caso uma criança pare de frequentar a Evangelização, o Ministério do Auxílio entra em contato com o Ministério da Comunicação para chamarem e motivarem esta criança à voltar ao Estudo. Ficarão responsáveis pelo controle de presença dos amigos.

2. Ministério do Esclarecimento:

Em Nosso Lar o Ministério do Esclarecimento é o local onde ficam arquivadas as anotações particulares de cada habitante daquela colônia. Também é responsável pela preparação de Espíritos para tarefas elevadas, motivando-os ao estudo e ao trabalho.

“A maior caridade para o espiritismo é a sua divulgação” (Emmanuel).

Campo de atuação:

Estudar, instruir, estruturar, arquivar, discutir, divulgar, compartilhar e ampliar conhecimentos e estudos relacionados à Doutrina Espírita Kardecista individual e em grupo.

a. CONHECIMENTO DE OUTRA RELIGIÃO: Estudo, esclarecimento, discussão construtiva e positiva de assuntos religiosos em geral, uma forma de respeitar e conhecer fundamentos de outras religiões e implantar a harmonia entre Religiões desde tenra idade.

b. DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA: Divulgação pelas crianças de livros, artigos, textos, filmes, apresentações, emails ou qualquer estudo espírita com fundamentos no Kardecismo, tendo prévia seleção de um orientador.

c. ESTUDO DA DOUTRINA EM CASA: Motivar o estudo, a leitura e a pesquisa na Doutrina Espírita com o auxílio e a presença dos pais, orientando uma hora semanal, logicamente de acordo com a faixa etária e/ou nível de conhecimento doutrinário da família. Instruir e introduzir a Doutrina de forma personalizada. Disponibilizar e apresentar a Biblioteca Infanto-juvenil do Centro.

BIBLIOTECA INFANTOJUVENIL NA SALA DE EVANGELIZAÇÃO.

d. EVANGELHO NO LAR: Motivar as crianças a fazerem o Evangelho no Lar, explicando sua importância em benefício de toda Família e orientando como fazer. As crianças incentivarão e estarão atentos se seus colegas estão praticando o Evangelho no Lar.

 “Você deseja oportunidades de crescimento e ascensão na espiritualidade superior,

mas frequentemente foge aos degraus do esforço laborioso e humilde de cada dia,

concedidos a você pela Infinita Bondade, a título de misericórdia”  (André Luiz – Agenda Cristã).

 

3. Ministério da Comunicação:

Ministério, em Nosso Lar, responsável por pesquisas e mensagens para a crosta terrestre. É o local também onde espíritos são preparados para tarefas de doutrinação e mediunidade.

 “É muito provável que, por enquanto, seja plenamente dispensável a sua cooperação no paraíso. É indiscutível, porém, a realidade de que, no momento, o seu lugar de servir e aprender, ajudar e amar, é na Terra mesmo”  (André Luiz, Agenda Cristã).

Campo de atuação:

a. CONTATOS DAS CRIANÇAS, PAIS/RESPONSÁVEIS E DIRIGENTES: As crianças ficarão responsáveis pelos contatos das pessoas participantes do Centro, principalmente as crianças e pais participantes da Evangelização, Mocidade e dirigentes do Centro. Como forma de controle de participação e frequência, necessidade de auxílio em estudos, convites para as “Mini Palestras” ou simplesmente contato fraterno.

b. ANIVERSÁRIOS: Organizar datas de aniversariantes para felicitações. A cada bimestre, no final da aula.

c. “MINI PALESTRAS”: As crianças convidarão trabalhadores do Centro para fazerem uma palestra, como acontece no Centro com os adultos. Estas palestras podem ser dadas pela Mocidade ou outro trabalhador da casa, conforme disponibilidade. O objetivo é a integração das crianças com o Centro e as experiências destes palestrantes com a doutrina. Tema pode ser escolhido por votação das crianças ou de acordo com o palestrante.

d. GRUPO E PÁGINA NO FACEBOOK: Convidar, postar, curtir, seguir e participar da divulgação da Doutrina, comentar e interagir com outros participantes do Centro, sempre com orientação e controle de evangelizador/voluntário e sobretudo com a supervisão dos pais/responsáveis. Quando houver algum “post”, conversação ou mensagem, os pais participantes do grupo serão incluídos na conversação em grupo. Por isto, é muito importante a colaboração de todos para convidar, adicionar ou informar os pais e/ou responsáveis sobre nosso Grupo e Página no Facebook.

e. GROFinho – GRUPO DE ORIENTAÇÃO FRATERNA DA EVANGELIZAÇÃO: Na segunda terça-feira do mês, faremos uma reunião com estilo do GROF dos adultos, carinhosamente chamaremos de GROFinho, aqui com a leitura do Evangelho e breves comentários, iremos conversar com as crianças e jovens sobre o tema. Contudo, serão eles que irão expor o que pensam, o que sentem, o que passam, o que fazem e assim cada um ouvindo comentários dos outros irão perceber que há situações similares em outras famílias e com outras crianças. Buscaremos entre todos explicações, soluções, ajudas e conhecimentos doutrinários.

f. NOSSO DIA: Dia da Família-Amigos-Crianças, será comemorado na terça-feira próximo ao dia 12 de Outubro. Nesta terça-feira, iremos celebrar a Família, os Amigos e a Criança. Englobando Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia dos Avós, Dia das Crianças, independente somos e sempre seremos Uma Família Espiritual. Pediremos, avisando previamente, que todos os participantes colaborem com um prato de doce, ou salgado e ou bebida para podermos compartilhar e festejar.

g. ORGANIZAÇÃO DAS AULAS: Dividiremos as aulas entre duas práticas e duas teóricas: (Pré Mocidade e Intermediários).

  •   primeira aula do mês – Evangelização (teórica);
  •  segunda aula – GROFinho (prática);
  • terceira aula – Educação Espirita (teórica) ;
  • quarta aula do mês – exposição dos trabalhos dos Ministérios (prática).

4. Ministério da Regeneração:

É aonde se preparam os espíritos para a reencarnação em Nosso Lar e, é também para lá onde vão os espíritos recém chegados que se mostram refratários. Departamento para refletirmos sobre situações do nosso cotidiano e buscarmos nosso aprimoramento pessoal, moral e espiritual. Com a prática começando com pequenos gestos, podemos melhorar nossas vidas e das pessoas que nos rodeiam dos mais próximos ampliando nossa conduta aos mais afastados. Neste sentido, muito oportuna à lição transmitida pela mãe de Lísias, Senhora Laura, que afirma que “todos aprenderemos, mais dia menos dia, que a prática do bem constitui simples dever. Aconselhava-nos, igualmente, a alimentarmos uns aos outros, no campo da fraternidade e da simpatia. O homem encarnado saberá, mais tarde, que a conversação amiga, o gesto afetuoso, a bondade recíproca, a confiança mútua, a luz da compreensão, o interesse fraternal – patrimônios que se derivam naturalmente do amor profundo, constituem sólidos alimentos para a vida em si” (André Luiz, Nosso Lar). Neste departamento, podemos discutir sobre o nosso comportamento com as outras pessoas, ficando as questões de natureza global da Doutrina reservadas para o Ministério da Elevação. Lembrando sempre que o Trabalho começa individualmente, mas a importância do Trabalho em grupo é fundamental e essencial.

Campo de atuação:

a. CONDUTA CRISTÃ: Conversas e orientações baseadas em bons exemplos e boas ações entre as crianças e um orientador ou evangelizador de forma individual ou grupo. Atenção, assistência e orientações entre as crianças sobre comportamentos, educação, cidadania e espiritualidade.

b. FAMÍLIA: Conversas e orientações sobre relação família/criança dadas por um orientador ou evangelizador de forma individual ou grupo.

c. REFORMA ÍNTIMA: Motivar a reforma íntima e o trabalho em equipe.

d. MEIO AMBIENTE: Fazer a criança trabalhar com a importância do Meio Ambiente e sua Preservação e Reciclagem de forma que a Ecologia seja incorporada nas sua rotina familiar, escolar e pessoal. Trabalhar com materiais reciclados trazidos de casa ou recolhidos em Campanhas. Fazendo-os lembrar que a Terra está passando a Mundo de Regeneração e que devemos participar ativamente e racionalmente.

“Vozes do Evangelho” (Espíritos diversos, “O Espírito da Verdade”)

Destaque o lado bom dos seres e das coisas. “Examine tudo e retenha o melhor.”

Não valorize o erro. “Vença o mal com o Bem.”

Auxilie sem exigência. “Perdoe setenta vezes sete vezes.”

Fuja da impertinência. “Não se queixem uns contra os outros, para que não sejam condenados.”

Não se irrite. “Faça todas as coisas sem murmurações nem contendas.”

Não se imponha. “Os discípulos do Senhor se conhecem por muito se amarem.”

Não pressione ninguém. “Atente bem para a Lei da Liberdade.”

Olvide a falta alheia. “Lance mão do arado sem olhar para trás.”

Renuncie em silêncio. “O cristão existe para servir e não para ser servido.”

Use a bondade incansável. “Todas as suas ações sejam feitas com caridade.”

(André Luiz)

5- Ministério da Elevação:

É o Ministério da renúncia e elevação pessoal em Nosso Lar. É neste Ministério onde diariamente são feitas as preces coletivas.

Campo de atuação:

a. PRECE COLETIVA: Para iniciar as sessões, estudos e trabalhos. Priorizando a reforma íntima e elevação espiritual.

b. ELEVAÇÃO ESPIRITUAL: Busca da elevação espiritual individual interagindo com outras crianças da Evangelização, com o meio ambiente, com trabalhos caritativos e solidários e sobretudo na reforma interior com o intuito de aprimoramento individual. Podendo ter ajuda de um orientador ou evangelizador para posterior conversa com pais para estarmos cientes da conduta da criança em casa e sua evolução. Atenção, jamais em palavras negativas, críticas ou punitórias!

c. REFORMA INTERIOR: Orientar, explicar e justificar a criança para renunciar qualquer conduta não cristã e motivá-la e incentivá-la a começar e dar eterna continuidade a reforma interior, sempre tendo explicações e justificativas para comprovar o benefício de sua evolução e crescimento espiritual.

d. MUSICALIDADE: As crianças selecionarão músicas que relaxem, que despertem à meditação e que despertem sentimentos, energias e vibrações edificantes.

e. ALIMENTAÇÃO E SAÚDE: As crianças discutirão e trarão conceitos e práticas positivas e citações negativas de alimentação material, espiritual e intelectual que interferem na saúde (material, espiritual e intelectual). Como exemplos: alimento/saúde material – dieta equilibrada e preventiva; alimentação/saúde espiritual – estudo da doutrina, evangelização e conduta cristã; e alimentação/saúde intelectual – vida escolar, estudos, lazer e cidadania.

“A oração torna nossos corações transparentes e só um coração transparente pode escutar a Deus!” (Madre Teresa de Calcutá).

6. Ministério da União Divina:

No Nosso Lar este Ministério é o responsável por assuntos das Esferas Superiores, a seção destinada a aproximação com Deus. O Instrumento que possibilita esta aproximação é a Prece, oração, reza, vibração, pensamento, energia, vontade e poder. “… toda prece elevada é manacial de magnetismo criador e vivificante e toda criatura que cultiva a oração, com o devido equilíbrio do sentimento, transforma-se, gradativamente, em foco irradiante de energias da Divindade” (André Luiz, “Missionários da Luz”). Na busca de nosso aprimoramento interior, não podemos prescendir deste valioso instrumento, devendo tornar a prece um sagrado e prazeroso hábito.

Campo de atuação:

a. PRECE: Ensinar as crianças o poder da prece, da oração ou simples conversa com a Espiritualidade em concentração, sentimentos, merecimentos, pedidos, agradecimentos e sobretudo de forma habitual e prazerosa.

b. BENEFÍCIOS DA PRECE: Incentivar as crianças a fazerem preces nas aulas de Evangelização e saberem o que estão dizendo, sentindo, pedindo e ofertando. Explicar que o ambiente é propício e preparado pela Espiritualidade e que a frequência em comparecimentos, concentração e sentimentos nos trará os benefícios da prece.

c. CONDUTA DENTRO DO CENTRO: Ensinar o respeito, conduta, comportamento e educação durante a permanência no Centro ou qualquer outro centro religioso. Sobretudo, com os Amigos Espirituais que frequentam o Centro, sob forma de trabalhador ou necessitado.

d.INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA:  Introduzir os Estudos da Doutrina Espírita, seu aprendizado, seu entendimento, sua prática e sua divulgação.

Pai Nosso, que estais no Céu
Santificado seja o Vosso Nome
Venha a nós o Vosso Reino
Seja feita a Vossa Vontade
Assim na Terra como no Céu
O pão nosso de cada dia nos daí hoje
Perdoai-nos as nossas ofensas
Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido
E não nos deixeis cair em tentação
Mas livrai-nos do Mal.

Amém

Objetivo dos Ministérios:

  • Participação ativa e construtiva das crianças no Centro Paz e Amor em todos os departamentos, trabalhos, campanhas, evangelização e estudos.
  • Motivação e incentivo para as crianças frequentarem o Centro não só como evangelizandos e sim como trabalhadores.
  • Estudo, aprendizado e divulgação da Doutrina Espírita de forma ativa e participativa.
  • Organizar, estruturar, divulgar e enriquecer a BIBLIOTECA INFANTOJUVENIL.
  • Introduzir a responsabilidade pessoal, reforma interior e crescimento espiritual no trabalho cristão com compreensão de condutas, atitudes e exemplos.
  • Estudar, entender e aplicar a Doutrina Espírita e os Ensinamentos de Jesus não como rotina e sim como Filosofia de Vida.
  • Mostrar aos pais que as crianças estão sendo orientadas a serem cristãos e cidadãos ativos e não simplesmente evangelizandos.

Equipe, crianças e jovens da Evangelização e

Educação Espírita Paz e Amor.

Compartilhar:

Tags: , , ,



Comentários desativados.

Voltar ao topo ↑
  • Aniversário Paz e Amor

  • Doe sua nota fiscal para o SEARA

    Atenção! Doe sua nota fiscal paulista para o SEARA.
    * * * * SANATÓRIO ESPÍRITA DE AMERICANA * * * *

    Informações: Manuel…
    Clique no link abaixo para ler o manual:

    Manual Nota Fiscal Paulista – SEARA

  • Frase do Mês

  • Reuniões & Atendimentos

    Confira os horários das reuniões e atendimentos no Centro Espírita Paz e Amor: Clique aqui.

  • Últimas Atualizações

  • Acompanhe no Facebook

  • Arquivos por mês