Artigos

Publicado em 7 de outubro, 2021 | por Centro Paz e Amor

0

Notas sobre a história do Espiritismo no Brasil

Por Elaine Maldonado.

 Em artigos anteriores, falei sobre a chegada do Espiritismo ao Brasil, os primeiros grupos espíritas, a repressão à doutrina e as críticas de Machado de Assis. No presente artigo separei algumas notas publicadas na imprensa do século XIX, na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil.

Notas sobre o espiritismo nos jornais não faltavam nessa época e, se alguns, como já vimos em A República, citado no artigo “O primeiro poema espírita publicado no Brasil”, cediam espaço à divulgação e defesa do doutrina, outros se posicionavam abertamente contra.

Em 29 de outubro de 1881, a Revista Ilustrada traz uma nota comentando o lançamento do periódico O Espiritismo:

Todas as crenças são boas! Diz o “Espiritismo” no seu primeiro número. Ele, o “Espiritismo” é espiritista. Os seus redatores afagam mesmo a esperança de que desprendidos deste vale de lágrimas passarão para um planeta mais adiantado. È favor escreverem-nos de lá, sim?

 A Semana Ilustrada já há algum tempo vinha divulgando notas criticando os espíritas e o espiritismo. Somente no ano de 1881, de fevereiro a agosto, sete notas foram publicadas criticando especificamente a Revista da Sociedade Deus Cristo e Caridade, algumas das quais transcrevo abaixo:

A Sociedade Acadêmica Deus, Cristo e Caridade começou a publicar uma revista, cujo primeiro número diz o seguinte: “ Do seio da Sociedade Acadêmica Deus, Cristo e Caridade, onde , a par das outras ciências, tem culto o Espiritismo, ergue-se a Revista, órgão oficial da sociedade, tendo por fim transmitir aos seus membros o resultado dos estudos e trabalhos da Academia Espírita.” Das outras ciências! Sim, porque o Espiritismo, diz a citada revista, é uma ciência – a ciência dos pobres de espíritos. ( 19 de fevereiro de 1881)

A Sociedade Espiritista Deus, Cristo e Caridade acaba de publicar o número 4 da revista. E então: na Alemanha já não se publicou um jornal, redigido por doidos? (11 de junho de 1881)

A Sociedade Acadêmica Deus, Cristo e Caridade, espiritista continua a publicar sua revista: recebemos o numero 6. Os espiritista, como sabem, pregam a volta dos espíritos. Naturalmente por se ter ido o deles. ( 30 de julho de 1881)

Os espiritistas continuam a publicar a sua revista, que tem por fim preencher as vistas sociais – progresso e humanidade. É por principio a ilimitada tolice humana. Recebemos o número 7. (13 de agosto de 1881). [1]

Também o jornal O Corsário não se mostrou simpático para com o espiritismo. Comentando o lançamento da Revista, diz o jornal em 23 de fevereiro de 1881:

Agradecemos o número 1 da Revista da Sociedade Acadêmica Deus, Cristo e Caridade. É uma publicação espírita, Não lhe podemos ser simpáticos como filhos deste século de estudos positivos e como brasileiros que temos perdidos alguns moços de talento por causa dessas doutrinas que até hoje, em nosso país, só tem servido para aumentar o número dos idiotas. [2]

Também em 1881, mais especificamente no dia 28 de agosto, é lavrada uma intimação proibindo o funcionamento da Sociedade Acadêmica Deus, Cristo e Caridade, que era o grupo de maior prestígio na época. Seus dirigentes recebem-na em 30 de agosto e tomam conhecimento de que estão proibidos de realizar qualquer atividade. Segue abaixo a transcrição de trechos da referida intimação:

[…] O Dr. Alberto Fialho, 2° delegado de Polícia nesta corte do Rio de janeiro. Mando a qualquer Oficial deste Juízo, que em cumprimento deste por mim assinado, intime a um dos diretores da Sociedade Acadêmica

Deus, Cristo e Caridade para que, a partir desta intimação, fique na ciência de que não pode a mesma associação se reunir mais em comunhão social, celebrar sessões ou praticar qualquer outro ato de natureza social, visto não estarem os estatutos, da mesma sociedade, devidamente aprovados pelo Governo Imperial […]. [3]

 Era a primeira repressão policial da qual o espiritismo era alvo e serviu para juntar todos os grupos na defesa de sua doutrina, chegando mesmo a se formar uma comissão que, em 6 de setembro daquele ano, seria recebida pelo imperador D. Pedro II que, segundo consta nos anais da referida Sociedade, lhes garante que não permitirá perseguições.

Porém, nada de concreto foi realmente feito, nem a ordem foi revogada, nem a perseguição se concretizou, como, aliás, era bem característico do imperador, ou seja, não levantar questões com nenhum setor. Os espíritas, porém, não se calaram.

Em 21 de setembro de 1881, a mesma comissão volta ao Imperador, que repete a promessa de que os espíritas não seriam perseguidos, mas que não quisessem se passar por mártires… A ordem policial não foi expressamente revogada, embora também não tivesse prosseguimento, lembrando uma “espada de Dâmocles”. Essa primeira perseguição policial contra o Espiritismo levou muitos adeptos, nesse mesmo ano, a fundar o Grupo Espírita Vinte e Oito de Agosto. [4]

Este grupo foi fundado com o com o intuito de que a data fosse perpetuada entre os seguidores de Kardec, uma espécie de marco na história da doutrina no Brasil. Como se pode perceber, longe de intimidar os espíritas, essa primeira perseguição policial deu-lhes mais força, visto que o número de grupos e periódicos lançados no período posterior à intimação só fez aumentar.


[1] Dados retirados de WEGUELLIN, João Marcos. Memória Espírita: papeis velhos e história de luz p.134.

[2] Idem, ibidem, p.134.

[3] Revista da Sociedade  Acadêmica Deus, Cristo e Caridade,n° 9, setembro de 1881, s/p.

[4]   WEGUELLIN, João Marcos. Memória Espírita: Papéis Velhos e histórias de luz. Rio de Janeiro: Edições Leon Denis, 2005, p.121.

Compartilhar:

Tags: , ,



Comentários desativados.

Voltar ao topo ↑
  • Aniversário Paz e Amor

  • Doe sua nota fiscal para o SEARA

    Atenção! Doe sua nota fiscal paulista para o SEARA.
    * * * * SANATÓRIO ESPÍRITA DE AMERICANA * * * *

    Informações: Manuel…
    Clique no link abaixo para ler o manual:

    Manual Nota Fiscal Paulista – SEARA

  • Frase do Mês

  • Reuniões & Atendimentos

    Confira os horários das reuniões e atendimentos no Centro Espírita Paz e Amor: Clique aqui.

  • Últimas Atualizações

  • Acompanhe no Facebook

  • Arquivos por mês