Artigos Ansiedade

Publicado em 25 de novembro, 2020 | por Centro Paz e Amor

0

A Ansiedade

A ansiedade é um sentimento de apreensão desagradável, diante de uma situação diferente ou que oferece perigo, quase todo mundo fica nervoso ou tenso, acompanhado de sensações físicas como vazio (ou frio) no estômago (ou na espinha), opressão no peito,  dor de cabeça, ou falta de ar, as mãos começam a suar e o coração bate mais forte. É como se fosse um estado de expectativa e alerta diante de algo que nos ameaça e pode vir a nos prejudicar ou diante da separação de algo que oferece segurança que adverte sobre perigos iminentes e capacita o indivíduo a tomar medidas para enfrentar ameaças. O medo é a resposta a uma ameaça conhecida, definida; ansiedade é uma resposta a uma ameaça desconhecida, vaga. Essa reação é natural e tem a ver com nossa própria sobrevivência.

A ansiedade em excesso se torna  um sinal de alerta.

Para uma pessoa ansiosa, as situações do cotidiano que para outras pessoas são consideradas normais, para elas são vivenciadas como uma situação de perigo, levando as a um constante nervosismo ou tensão que as fazem ter reações exageradas às situações vividas, no entanto essa agitação e esse nervosismo são perfeitamente justificáveis para elas devido a sua ansiedade.

As causas da ansiedade são muito variadas e geralmente estão ligadas a questões sociais de aceitação, competência, responsabilidade e controle. O início da ansiedade e dos ataques de pânico estão relacionados a acontecimentos estressantes da história de vida.

Existem graus variados de ansiedade, que pode se manifestar de maneira generalizada (em diferentes situações) e/ou em ataques de pânico. Na ansiedade generalizada, a maneira como a pessoa vê a si mesma e ao mundo, faz com que exista uma preocupação exagerada que pode gerar muitos sintomas físicos como taquicardia (alteração dos batimentos cardíacos), tensão, falta de ar, boca seca, inquietação, dificuldade de concentração, tonturas, insônia e irritabilidade em contextos variados.

Os ataques de pânico podem vir depois de uma alta da ansiedade ou podem vir “do nada”. São caracterizados por sentimentos intensos de apreensão e de fim próximo e por sensações corporais muito perturbadoras. Essas sensações são interpretadas de maneira catastrófica (por exemplo, uma falta de ar é interpretada como indício de uma parada respiratória), o que gera um ciclo vicioso que aumenta a ansiedade e agrava a situação. Como consequência, a pessoa que já teve ataque de pânico, passa a evitar algumas situações para impedir que aja um novo   ataque.

A ansiedade é um sentimento de apreensão desagradável, vago, acompanhado de sensações físicas como vazio (ou frio) no estômago (ou na espinha), opressão no peito, palpitações, transpiração, dor de cabeça, ou falta de ar, dentre várias outras.

O tratamento da ansiedade feito na terapia comportamental traz bons resultados procurando identificar as situações de maior ansiedade e ensinando formas mais saudáveis de lidar com essas situações.

 

Lidiane Castilho Guidini

CRP – 06/83598

Compartilhar:

Tags: ,



Deixe um comentário

Voltar ao topo ↑
  • Aniversário Paz e Amor

  • Doe sua nota fiscal para o SEARA

    Atenção! Doe sua nota fiscal paulista para o SEARA.
    * * * * SANATÓRIO ESPÍRITA DE AMERICANA * * * *

    Informações: Manuel…
    Clique no link abaixo para ler o manual:

    Manual Nota Fiscal Paulista – SEARA

  • Frase do Mês

  • Reuniões & Atendimentos

    Confira os horários das reuniões e atendimentos no Centro Espírita Paz e Amor: Clique aqui.

  • Últimas Atualizações

  • Acompanhe no Facebook

  • Arquivos por mês