Artigos

Publicado em 1 de março, 2021 | por Centro Paz e Amor

0

A Doutrina Espírita e seus Livros Básicos

Deus é eterno, imutável, imaterial, único, todo-poderoso, soberanamente justo e bom. Criou o universo, que compreende todos os seres animados e inanimados, materiais e imateriais.

Os seres materiais constituem o mundo visível ou corporal; os seres imateriais, o mundo invisível ou espiritual, ou seja, dos Espíritos. O mundo espiritual é o mundo normal, primitivo, eterno, preexistindo e sobrevivendo a tudo. O mundo corporal é apenas secundário, poderia deixar de existir ou nunca ter existido, sem alterar a essência do mundo espiritual. O Espírito veste temporariamente um corpo material perecível, cuja destruição pela morte lhes devolve a liberdade. A alma é um Espírito encarnado, sendo o corpo apenas o seu envoltório.

O homem é constituído por:

  • corpo físico,
  • Espírito encarnado neste corpo físico,
  • por um corpo espiritual, denominado perispírito que é o laço que une o Espírito ao corpo físico e é uma espécie de envoltório semimaterial do Espírito.
A morte é a destruição do envoltório mais grosseiro, o corpo físico. O Espírito conserva o perispírito, que constitui para ele um corpo etéreo, invisível para nós no estado normal, mas que pode tornar-se algumas vezes visível e mesmo tangível, como ocorre no fenômeno das aparições.  O Espírito não é, portanto, um ser abstrato, indefinido, que somente o pensamento pode conceber; é um ser real, definido, que, em alguns casos, pode ser reconhecido, avaliado pelos sentidos da visão, da audição e do tato.

Os livros básicos do Espiritismo, também conhecidos como Pentateuco, constituem a Codificação da Doutrina Espírita:  O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.

 

O Livro dos Espíritos: Cunho Filosófico

Sobre a imortalidade da alma, a natureza dos espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente e futura e o porvir da humanidade. Lançado em 1857, por Allan Kardec, se constitui no principal livro da Doutrina Espírita, já que sustenta todas as outras obras doutrinárias. É dividido em 04 partes:  As causas primárias; Mundo espírita e dos Espíritos, as Leis Morais e Esperanças e Consolações.

Na primeira parte, Allan Kardec estuda as causas primárias, DEUS, o espírito e a matéria.

Na segunda parte, Allan Kardec analise de forma minuciosa e profundamente o Mundo dos Espíritos, a encarnação, a desencarnação, a missão e ocupação dos espíritos, bem como seu inter-relacionamento com os homens.

Na terceira parte, Allan Kardec, com caráter primordialmente moral, examina a Lei Natural, constituída em dez Leis Morais que regem o relacionamento humano: Lei de Adoração, Lei do Trabalho, Lei de Reprodução, Lei de Conservação, Lei de Destruição, Lei da Sociedade, Lei do Progresso, Lei da Igualdade, Lei de Liberdade e Justiça e Lei de Amor e Caridade.

Na quarta e última parte, Allan Kardec demonstra sua preocupação com as Esperanças e Consolações, estudando com profundidade a Lei da Causa e Efeito. O Livro dos Espíritos é composto por 1019 perguntas que Allan Kardec fez ao Espírito de Verdade, como por exemplo, de onde viemos, para onde vamos, o que fazemos na terra. O Livro dos Espíritos é o marco inicial do Espiritismo.

 

O Livro dos Médiuns: Cunho Prático

Lançado em 1861,  constitui em ensino dos Espíritos sobre as manifestações espirituais, os meios de comunicação com o mundo invisível, o aflorar, o desenvolvimento da mediunidade (faculdade que o individuo tem, canal de ligação do encarnado junto ao mundo espiritual); descreve os benefícios, as dificuldades, os perigos da mediunidade. Allan Kardec enfatiza que alguns possuem essa faculdade de contato, alguns há tem de maneira mais abrangente.

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo: Cunho Moral

Editou o primeiro em 1864,  é a parte moral da Doutrina Espírita.

No Evangelho Segundo o Espiritismo encontramos explicações dos ensinamentos morais de Jesus em consonância com a doutrina espírita e como aplicá-las na vida carnal, além de ajudar a elevar o nosso padrão vibratório, tirar dúvidas da vida, auxiliar nas dificuldades que cada um tem.

Deve ser um dos livros diários a serem lidos, abrindo-se de preferência, páginas de maneira aleatória.

Sua leitura é de fácil entendimento, e os Espíritos Superiores comentam as principais passagens de Jesus na vida terrena, inclusive, explicando de maneira fácil as parábolas, mostrando quão grande era Jesus.

 

O Céu e o Inferno: Estudo e Conhecimento da Situação da Alma

Lançado por Allan Kardec em 1865, este livro se constitui uma comparação das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à espiritual, as penalidades, as recompensas futuras, os anjos, os demônios, além de proporcionar exemplos da situação real da alma durante e depois da morte.

Vale observar que, Allan Kardec evocou para escrevê-lo, espíritos de pessoas de todas as classes sociais, crenças e condutas, objetivando demonstrar como foi à chegada e sua vivência espiritual após o desencarne.

 

A Gênese: Criação do Universo Segundo as Leis da Natureza

Lançado em 1868, Allan Kardec nos mostra que a doutrina espírita é resultado de ensino coletivo e avalizada pelos espíritos.  Através de A GÊNESE, DEUS prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis.

Nesta obra, é explicada a formação do Universo, o que são os milagres, a modificação dos fluídos que nos cercam.

A GÊNESE faz a ciência e a religião se interligarem e caminharem juntas.

Compartilhar:

Tags: , , , , ,



Comentários desativados.

Voltar ao topo ↑
  • Aniversário Paz e Amor

  • Doe sua nota fiscal para o SEARA

    Atenção! Doe sua nota fiscal paulista para o SEARA.
    * * * * SANATÓRIO ESPÍRITA DE AMERICANA * * * *

    Informações: Manuel…
    Clique no link abaixo para ler o manual:

    Manual Nota Fiscal Paulista – SEARA

  • Frase do Mês

  • Reuniões & Atendimentos

    Confira os horários das reuniões e atendimentos no Centro Espírita Paz e Amor: Clique aqui.

  • Últimas Atualizações

  • Acompanhe no Facebook

  • Arquivos por mês