Artigos Evolução da Alimentação

Publicado em 23 de novembro, 2020 | por Centro Paz e Amor

0

Evolução da Alimentação

No inicio da humanidade o homem  alimentava se  basicamente da  caça e frutas. Com a evolução, adquiriu capacidade para o uso do fogo e a agricultura.

Num tempo não muito distante de nossa realidade, nossa alimentação era baseada em alimentos integrais, mas com a necessidade de transporte a longas distancias, sofreu transformações como refinamento e adição de conservantes. Atualmente  deparamos com alimentação “fastfood”,com alimentos produzidos em larga escala e rapidez para suprir a correria de nossa geração (nem sempre saudável).

Mas por que nos alimentamos?

O nosso organismo necessita dos nutrientes contidos nos alimentos para prevenir, recuperar e manter a saúde alem de proporcionar a energia necessária as nossas atividades físicas e metabólicas. Uma alimentação saudável  consiste em selecionar os alimentos pela qualidade de seus nutrientes  e não apenas pela quantidade.

Atualmente utilizamos como referencia  o  “Prato de Alimentação Saudável “ ( Healthy  Eating Plate – HEP) da Escola de Saúde Publica da Universidade de Harvard. A indicação da quantidade das porções varia de acordo com as necessidades calóricas de cada individuo, mas as devidas proporções devem ser respeitadas.

Evolução da Alimentação

 

Segue as recomendações de cada grupo de alimento:

 

Vegetais: o ideal é comer muitas verduras, legumes e folhas. A variedade também é importante, mas o consumo de batatas deve ser limitado, já que ela tem um tipo de amido com efeito semelhante ao dos grãos refinados e dos doces. Segundo o guia, comer muita batata pode causar picos de açúcar e insulina no sangue, o que favorece o desenvolvimento do diabetes tipo 2, além de doenças cardíacas e outras crônicas.

Frutas: é recomendado escolher um arco-íris de frutas todos os dias.

Cereais integrais: os melhores cereais são integrais, como aveia, pão integral e arroz integral. Os grãos refinados, como pão branco e arroz branco, agem de maneira similar ao açúcar no corpo, por isso ingeri-los em grande quantidade pode aumentar o risco de doença cardíaca e diabetes tipo 2.

Proteínas saudáveis: é recomendável escolher peixes, aves, feijão e nozes, que contêm nutrientes saudáveis. As carnes vermelhas devem ser limitadas e os processados mais do que evitados. A ingestão frequente, ainda que em pequenas quantidades, pode ocasionar doenças cardíacas, diabetes tipo 2, câncer de cólon e também ganho de peso.

Óleos saudáveis: é indicado usar o de oliva, de canola e outros óleos vegetais na hora de temperar saladas e pratos, e também na mesa. As gorduras saudáveis que existem neles reduzem o colesterol prejudicial e são boas para o coração. Por outro lado, a manteiga deve ser usada com cautela e a gordura trans evitada.

Água: o ideal é beber água, chá ou café (com pouco ou sem açúcar) sempre que possível. A ingestão de leite e outros laticínios devem ser limitados de uma a duas porções por dia, já o suco a um copo pequeno por dia. Bebidas açucaradas também devem ser evitadas.

 

Atividade Física: Pratique atividade física regularmente,  como caminhar, subir escadas, dançar, etc. Boa Saúde!

 

Sandra Ruiz

Nutricionista

Publicado em:

O Estadão de 16/09/2011.

Compartilhar:



Deixe uma resposta

Voltar ao topo ↑
  • Aniversário Paz e Amor

  • Doe sua nota fiscal para o SEARA

    Atenção! Doe sua nota fiscal paulista para o SEARA.
    * * * * SANATÓRIO ESPÍRITA DE AMERICANA * * * *

    Informações: Manuel…
    Clique no link abaixo para ler o manual:

    Manual Nota Fiscal Paulista – SEARA

  • Frase do Mês

    Ame o seu próximo como a si mesmo.

    Jesus

  • Reuniões & Atendimentos

    Confira os horários das reuniões e atendimentos no Centro Espírita Paz e Amor: Clique aqui.

  • Últimas Atualizações

  • Acompanhe no Facebook

  • Arquivos por mês