Publicado em 23 de novembro, 2020 | por Centro Paz e Amor
0Evolução da Alimentação
No inicio da humanidade o homem alimentava se basicamente da caça e frutas. Com a evolução, adquiriu capacidade para o uso do fogo e a agricultura.
Num tempo não muito distante de nossa realidade, nossa alimentação era baseada em alimentos integrais, mas com a necessidade de transporte a longas distancias, sofreu transformações como refinamento e adição de conservantes. Atualmente deparamos com alimentação “fastfood”,com alimentos produzidos em larga escala e rapidez para suprir a correria de nossa geração (nem sempre saudável).
Mas por que nos alimentamos?
O nosso organismo necessita dos nutrientes contidos nos alimentos para prevenir, recuperar e manter a saúde alem de proporcionar a energia necessária as nossas atividades físicas e metabólicas. Uma alimentação saudável consiste em selecionar os alimentos pela qualidade de seus nutrientes e não apenas pela quantidade.
Atualmente utilizamos como referencia o “Prato de Alimentação Saudável “ ( Healthy Eating Plate – HEP) da Escola de Saúde Publica da Universidade de Harvard. A indicação da quantidade das porções varia de acordo com as necessidades calóricas de cada individuo, mas as devidas proporções devem ser respeitadas.
Segue as recomendações de cada grupo de alimento:
Vegetais: o ideal é comer muitas verduras, legumes e folhas. A variedade também é importante, mas o consumo de batatas deve ser limitado, já que ela tem um tipo de amido com efeito semelhante ao dos grãos refinados e dos doces. Segundo o guia, comer muita batata pode causar picos de açúcar e insulina no sangue, o que favorece o desenvolvimento do diabetes tipo 2, além de doenças cardíacas e outras crônicas.
Frutas: é recomendado escolher um arco-íris de frutas todos os dias.
Cereais integrais: os melhores cereais são integrais, como aveia, pão integral e arroz integral. Os grãos refinados, como pão branco e arroz branco, agem de maneira similar ao açúcar no corpo, por isso ingeri-los em grande quantidade pode aumentar o risco de doença cardíaca e diabetes tipo 2.
Proteínas saudáveis: é recomendável escolher peixes, aves, feijão e nozes, que contêm nutrientes saudáveis. As carnes vermelhas devem ser limitadas e os processados mais do que evitados. A ingestão frequente, ainda que em pequenas quantidades, pode ocasionar doenças cardíacas, diabetes tipo 2, câncer de cólon e também ganho de peso.
Óleos saudáveis: é indicado usar o de oliva, de canola e outros óleos vegetais na hora de temperar saladas e pratos, e também na mesa. As gorduras saudáveis que existem neles reduzem o colesterol prejudicial e são boas para o coração. Por outro lado, a manteiga deve ser usada com cautela e a gordura trans evitada.
Água: o ideal é beber água, chá ou café (com pouco ou sem açúcar) sempre que possível. A ingestão de leite e outros laticínios devem ser limitados de uma a duas porções por dia, já o suco a um copo pequeno por dia. Bebidas açucaradas também devem ser evitadas.
Atividade Física: Pratique atividade física regularmente, como caminhar, subir escadas, dançar, etc. Boa Saúde!
Sandra Ruiz
Nutricionista
Publicado em:
O Estadão de 16/09/2011.